Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

quarta-feira, 28 de março de 2012

TODOS OS DIAS

É comum ouvirmos afirmações sobre a importância da prática de exercícios para o nosso corpo e a nossa saúde como um todo. Mas você sabe por que?

Ao praticarmos qualquer atividade física, fortalecemos os nossos músculos, essenciais para a sustentação do nosso corpo e proteção dos nossos órgãos e ossos.

Quando falamos de coluna vertebral não é diferente. Nosso abdômen pode ser dividido em parte alta, localizada acima do umbigo e responsável pela compressão das vísceras e pela apneia respiratória, e parte baixa, abaixo do umbigo, que contraída isoladamente ativa a musculatura profunda da coluna vertebral, especialmente os músculos mais próximos das vértebras.

Quando contraídos isoladamente, esses músculos previnem dores nas costas.

Agora já sabemos sobre a importância dos músculos, e em especial do abdômen, para a saúde do nosso corpo e coluna.

Então, que tal conferirmos como contrair os músculos dessa região, visando assim a realização correta de exercícios diários, como atividades domésticas, cozinhar, varrer a casa, escovar os dentes e carregar as malas?

Passo 1: localização
- Coloque as duas mãos sobre o baixo abdômen, buscando alcançar a parte de dentro dos ossos do quadril. Aprofunde os dedos indicadores e médios no sentido de afundar o abdômen.

Passo 2: contração
- Quando localizamos e contraímos corretamente esses músculos, sentimos que os dedos que estão tocando o abdômen irão subir com a contração. Dica: provoque uma tosse, assim você sentirá a contração.

Passo 3: manutenção
- Contraia a parte de baixo do abdômen (encolhendo a barriga como se fosse emagrecer) em direção às costas e mantenha por alguns segundos essa contração.

Esse exercício pode ser feito durante todas as atividades diárias. A musculatura dessa região deve ser sempre exercitada porque é ela que protege a coluna, evitando dores e recaídas.

Não esqueça também de estimular esses músculos durante exercícios como pilates e musculação!


E vocês, já praticavam esse tipo de exercício?


Suas dores nas costas não cessam, que tal procurar a unidade do ITC Vertebral Curitiba? Ligue (41) 3045-7272

Nenhum comentário:

Postar um comentário