Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Doença do laptop dá dores nos punhos, cotovelos e costas



O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações.
O formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
Preocupado com a popularização dos PCs portáteis entre estudantes norte-americanos, o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), cunhou o termo “laptoptite” em analogia a doenças como a tendinite para designar os problemas causados pelo aparelho.
“A diferença para os desktops é que, no notebook, o monitor e o teclado estão conectados, o que dificulta o posicionamento do corpo”, disse Carneiro à Folha.
No Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, as vendas de notebooks superaram pela primeira vez as de desktops foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte. Os efeitos já são vistos nas clínicas.
“Recebo muitos pacientes com dores. A maioria dos problemas é de postura. A pessoa deita na cama e quer resolver tudo no laptop: não dá para ficar sem dor”, diz Paulo Randal Pires, presidente do Comitê de Mão da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
A professora universitária Patrícia Alfredo, 29, já sente o ônus da mudança. Trocou o desktop pelo notebook há seis meses e já convive com dor no pescoço, cotovelo e na cabeça e tensão nos ombros.
“Uso a mesma mesa do desktop e adquiri um suporte. Mas, por mais que eu tente posicionar o computador direito, meu braço nunca fica totalmente correto.” Mesmo assim, ela continua usando o notebook. “A tentação é grande, é muito fácil e carrego para todo lado.”
                                                                                                              Editoria de Arte / Folhapress
11086306
MENOS TEMPO
Um estudo publicado em fevereiro na revista “Ergonomics” por pesquisadores da Boston University Sargent College, nos EUA, mostrou que usar o notebook por mais de quatro horas por dia já traz riscos de dores e lesões.
“O ideal seria usar esse tipo de computador só para emergências e viagens”, diz Raquel Casarotto, professora de fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP.
A pesquisa também avaliou o impacto do uso de cadeiras adequadas, suporte e teclado sem fio na redução de dores de 88 universitários durante três meses. O grupo que usou os acessórios apresentou menos problemas.
Como o monitor do notebook é fixo, não dá para deixá-lo na altura ideal sem a ajuda dos acessórios. No improviso, o usuário força o pescoço para baixo, tensionando ombros e coluna.
Os punhos também ficam mais tensos, porque é mais difícil apoiá-los no laptop. A posição errada altera a circulação sanguínea e afeta a nutrição dos tecidos, o que pode causar inflamações.
O ideal é acoplar um teclado ao aparelho, para melhorar a posição das mãos, e usar um suporte para elevar a tela à altura dos olhos.
A altura das teclas deve permitir que os ombros fiquem relaxados por isso, o notebook não deve ser usado no colo, na cama ou em mesas altas, como as de jantar.
Quanto menor o aparelho, maiores são os riscos. Teclas pequenas obrigam o usuário a adotar uma postura restrita, comprimindo músculos e gerando tensão em todo o corpo.
“Um amigo se encantou com um notebook superpequeno, do Japão. Em três semanas de uso, desenvolveu uma inflamação dos tendões do cotovelo”, diz Casarotto.
Atenção também aos tablets, que devem ficar apoiados em mesas. Segurá-los causa dores nos punhos e nos dedos. Mesmo na mesa, o pescoço fica curvado para baixo, piorando a postura.
“Ler no tablet não traz riscos, também não é proibido digitar rapidamente. Mas usá-lo sempre para navegação trará problemas, porque o aparelho precisaria ser colocado na vertical, o que é inviável”, diz Casarotto.
Fonte:Folha OnLine 

quarta-feira, 28 de março de 2012

TODOS OS DIAS

É comum ouvirmos afirmações sobre a importância da prática de exercícios para o nosso corpo e a nossa saúde como um todo. Mas você sabe por que?

Ao praticarmos qualquer atividade física, fortalecemos os nossos músculos, essenciais para a sustentação do nosso corpo e proteção dos nossos órgãos e ossos.

Quando falamos de coluna vertebral não é diferente. Nosso abdômen pode ser dividido em parte alta, localizada acima do umbigo e responsável pela compressão das vísceras e pela apneia respiratória, e parte baixa, abaixo do umbigo, que contraída isoladamente ativa a musculatura profunda da coluna vertebral, especialmente os músculos mais próximos das vértebras.

Quando contraídos isoladamente, esses músculos previnem dores nas costas.

Agora já sabemos sobre a importância dos músculos, e em especial do abdômen, para a saúde do nosso corpo e coluna.

Então, que tal conferirmos como contrair os músculos dessa região, visando assim a realização correta de exercícios diários, como atividades domésticas, cozinhar, varrer a casa, escovar os dentes e carregar as malas?

Passo 1: localização
- Coloque as duas mãos sobre o baixo abdômen, buscando alcançar a parte de dentro dos ossos do quadril. Aprofunde os dedos indicadores e médios no sentido de afundar o abdômen.

Passo 2: contração
- Quando localizamos e contraímos corretamente esses músculos, sentimos que os dedos que estão tocando o abdômen irão subir com a contração. Dica: provoque uma tosse, assim você sentirá a contração.

Passo 3: manutenção
- Contraia a parte de baixo do abdômen (encolhendo a barriga como se fosse emagrecer) em direção às costas e mantenha por alguns segundos essa contração.

Esse exercício pode ser feito durante todas as atividades diárias. A musculatura dessa região deve ser sempre exercitada porque é ela que protege a coluna, evitando dores e recaídas.

Não esqueça também de estimular esses músculos durante exercícios como pilates e musculação!


E vocês, já praticavam esse tipo de exercício?


Suas dores nas costas não cessam, que tal procurar a unidade do ITC Vertebral Curitiba? Ligue (41) 3045-7272

ITC Vertebral Curitiba estará presente no V Congresso Internacional de Fisioterapia Manual

TRATAMENTO COM AS MÃOS

A fisioterapia manual é vista no Brasil como uma extensão da fisioterapia e, assim, muitas universidades a ofertam como uma opção de curso de pós-graduação.

Essa técnica é voltada para lesões ortopédicas e traumáticas, com atendimento personalizado e resultados satisfatórios. 

"A essência da fisioterapia está em devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente. As técnicas de fisioterapia manuais convergem para estes princípios, desde que sejam realizadas por profissionais experientes e com critérios de avaliação que direcione o melhor caminho", explica o fisioterapeuta e diretor do V Congresso Internacional de Fisioterapia, Helder Montenegro.

A fisioterapia manual é o tema principal do evento, que tem início no dia 2 de maio.



Trata-se do V CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA MANUAL e a equipe ITC VERTEBRAL CURITIBA estará presente em todos os dias do congresso visando trazer muitas novidades, principalmente com relação a atualizações no tratamento de hérnias de disco e tratamentos de coluna vertebral. 


Confira abaixo a lista dos Conferencistas.

Conferencistas Internacionais
Confirmados
Philippe SouchardFrança
Bernard MichelBélgica
Chris McCarthyInglaterra
Dominique LippensBélgica
Frank GarganoEstados Unidos
Frederic HoudartBélgica
Geoffrey FoatÁfrica do Sul
Iñaki PastorEspanha
Jack MillerCanadá
Jeremy LewisInglaterra
Kevin JardineCanadá
Michael SchacklockAustrália
Philippe ManuardFrança




























               
Convidados
James IrrgangEstados Unidos
Kevin WilkEstados Unidos
Lynn SnyderEstados Unidos
Timothy FlynnEstados Unidos
               
Conferencistas Nacionais
Confirmados
Afonso SalgadoPR
Adriano PezolatoSP
Ana Paula FerreiraRJ
Cristina SantiagoCE
Carla DanielleRJ
Dan PilderwasserRJ
Elaine GuirroSP
Evaldo Darcy Bosio FilhoSP
Fábio PérisséRJ
Gisele NotiniCE
Helder MontenegroCE
Igor MontenegroCE
Ludmila BoneliMG
Maurício GarciaSP
Palmiro TorrieriRJ
Rita MenezesRJ
Rodrigo RabeloRJ
Rodrigo VasconcelosSP
Rogerio QueirozSP
Sonia SouchardRJ