Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

terça-feira, 29 de abril de 2014

“Circuito de prevenção às dores na coluna vertebral” leva informação com responsabilidade para toda a família

A primeira etapa do evento, organizado pela ABRColuna em parceria com o ITC Vertebral Ribeirão, promoveu a orientação e esclareceu dúvidas no Parque Luis Carlos Raya, em Ribeirão Preto, no último final de semana

Em duas manhãs ensolaradas e de clima agradável em Ribeirão Preto, a primeira etapa do “Circuito de prevenção às dores na coluna vertebral”, organizado pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), em parceira com o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral – ITC Ribeirão, realizado nos últimos domingo (27/04) e sábado (26/04), no Parque Luis Carlos Raya, foi um sucesso de público.



A população em geral e os frequentadores do local, que utilizam o espaço diariamente para a prática de exercícios físicos, foram contemplados com uma equipe de fisioterapeutas preparada e com uma cartilha desenvolvida para orientar sobre os hábitos posturais que devem ser evitados e os que precisam ser corrigidos no dia a dia, seja no trabalho, em casa ou nos momentos de lazer e esporte.

Segundo o diretor regional da ABRColuna, Giuliano Martins, os objetivos propostos pela ação foram alcançados. “O mais importante foi agir de forma participativa com a comunidade, esclarecendo dúvidas e trazendo informações com responsabilidade e conhecimentos específicos sobre os males na coluna que hoje atingem cerca de 80% da população mundial”, explicou o especialista.



Ainda de acordo com o fisioterapeuta, é necessário ressaltar a evolução dos procedimentos não-cirúrgicos e os avanços da tecnologia na área do Reconstrução Músculo-Articular (RMA). “O nosso tratamento para estas dores nas costas avalia o paciente como um todo e 90% dos indivíduos portadores de hérnias de disco podem se recuperar com o uso de técnicas como a reeducação postural global (RPG), a fisioterapia e as Terapias Manuais”, destacou.

Divina Pereira passeava pelo parque e aprovou a iniciativa do Circuito. “Foi prático receber esta orientação em um lugar tão agradável. Adoro aprender coisas novas e vou mostrar para minha família”, afirmou.

A educadora Luiza, que sofre com dores nas costas deixou o encontro otimista. “Este recurso possibilitou que eu tivesse acesso a uma informação relevante, finalmente acredito que vou conseguir uma solução para o meu problema”, disse.

O ciclista e comerciante Nilton Carlos também levou para casa uma das cartilhas. “A partir de agora tenho que mudar meus hábitos”, argumentou.

Novas etapas do circuito estão em planejamento e acontecerão em lugares públicos, como parques, praças e instituições, com datas a serem definidas e divulgadas.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os riscos do sedentarismo e suas consequências para o desenvolvimento de lesões na coluna vertebral

Fisioterapeuta explica sobre a necessidade dos exercícios físicos diários e destaca existirem alternativas não cirúrgicas para se livrar das dores

O sedentarismo é um dos principais problemas do mundo moderno e a rotina nas grandes cidades brasileiras tem tornado a vida cada vez mais estressante. O trânsito caótico não permite, por exemplo, que atividades como o ciclismo sejam praticadas com segurança e prazer, afastando a possibilidade de se melhorar a questão da mobilidade urbana e, paralelamente, contribuir com os aspectos de saúde pública. Não praticar exercícios físicos pode provocar sérios danos corporais e a falta de hábitos saudáveis levam milhares de pessoas diariamente aos hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e do ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, o sedentarismo causa o enfraquecimento da musculatura. “Em especial a musculatura profunda de coluna vertebral, que é a responsável por evitar o desenvolvimento de hérnias de disco, de desvios posturais, de dores musculares e de desgaste precoce”, explica.

De acordo com Martins, as pessoas cometem um perigoso equívoco ao recorrerem à automedicação. “Quando as dores aparecem, o indivíduo ingere qualquer medicamento, sem consultar um especialista. O incomodo some e tende a reaparecer depois em crises mais fortes”, destaca.

Para Giuliano Martins a tecnologia nos tratamentos não cirúrgicos surge como uma importante alternativa. “O nosso atendimento direcionado contempla o paciente com análises ortopédicas e neurológicas para a real identificação da lesão, além de possuirmos as técnicas de Terapia Manual, de mesas de Flexo-descompressão e de Tração Eletrônica em conjunto com a Técnica de Estabilização Vertebral”, afirma.

No entanto, o fisioterapeuta ressalta que a prevenção ainda é o melhor remédio e recomenda a prática de atividades físicas, como a musculação, a natação e o pilates.  “Também devemos estar atentos à postura seja em casa, no carro ou no trabalho”, finaliza.

Confira mais orientações em 

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 70 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.
Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Circuito de prevenção às dores na coluna vertebral em Ribeirão Preto leva informações para toda a população

A primeira etapa do evento, que será realizada no Parque Luis Carlos Raya, nos dias 26 e 27 de abril, terá como foco principal a atenção para as dores e lesões adquiridas pela má postura corporal

A população mundial vive uma epidemia de dores nas costas. O grave problema atinge pessoas de ambos os sexos, jovens, adultos e idosos. No Brasil, por exemplo, as lesões na coluna vertebral são responsáveis por grande parte dos pedidos de aposentadoria, das licenças e dos afastamentos de trabalho.

Circuito de prevenção às dores da coluna vertebral, organizado pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), em parceria com o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral – ITC Ribeirão, tem por objetivo fomentar a prevenção às lesões na coluna vertebral por meio do conhecimento e da informação. As primeiras ações serão realizadas no Parque Luis Carlos Raya, nos dias 26 e 27 de abril, no período da manhã.

De acordo com o presidente da ABRColuna, o fisioterapeuta Helder Montenegro, reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, a iniciativa da Instituição em promover o Circuito, busca reverter o quadro atual e prevenir o desenvolvimento das lesões. “Na nossa prática clínica, convivemos diariamente com esses pacientes e percebemos que muitos sintomas se manifestam em função da falta de orientação da população, que adota posturas erradas nas atividades do dia a dia, sejam elas profissionais, esportivas ou domésticas”, explica.

Desta maneira, a ABRColuna possibilita que a sociedade adquira informações por meio de fontes especialistas e confiáveis. “A Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna se empenha em realizar atividades com responsabilidade social, que chamem a atenção sobre as doenças e suas prevenções”, destaca Montenegro.
Durante a programação do Circuito serão distribuídas cartilhas que demonstram as posturas adequadas e quais devem ser evitadas e corrigidas durante o trabalho, em casa, nos momentos de lazer e em viagens. “Vamos também explicar sobre os avanços nos tratamentos não cirúrgicos da coluna vertebral”, finaliza o diretor regional da ABRColuna, Giuliano Martins.
Novas etapas do circuito estão em planejamento e acontecerão em lugares públicos, como parques, praças e instituições, com datas a serem definidas e divulgadas.
Serviço

“Circuito de Prevenção às dores da coluna vertebral”
Local: Parque Luis Carlos Raya
Rua Severino Amado dos Santos (entre as ruas Benjamin Staufer e Vladimir Meirelles Ferreira) – Jardim Botânico
Data: 26 (sábado) e 27 (domingo) de abril
Horário: Das 8h ás 12h
Gratuito