Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cuidados com a coluna vertebral hoje previnem o surgimento de dores na terceira idade

É impossível prever o que o futuro nos reserva, mas, se preparar para o envelhecimento é uma atitude necessária e fundamental, que garante uma terceira idade saudável e com mais disposição. Para se ter uma ideia, os dados apontados recentemente no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) evidenciaram que a expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, saltando de 62,7 para 73,9 anos. Se formos levar em consideração os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, com base em 2012, a idade vai para 74,6.
O ciclo de vida exige responsabilidade no cuidado com o corpo – uma maneira de se conquistar a independência e fugir das limitações, muitas vezes, impostas pela “passagem” do tempo. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, o desgaste articular excessivo é consequência de uma rotina sem atividades físicas. “Aqueles que não se preocupam com a postura, que não se alimentam adequadamente e fazem esforços pesados contínuos certamente sofrerão com graves problemas nas costas”, explica.
De acordo com o especialista, as lombalgias, as cervicalgias – dor no seguimento cervical da coluna – as crises do ciático e as protrusões discais são as lesões mais comuns depois dos cinquenta anos. Já na faixa dos setenta, a artrose, a osteoporose e deformidades como as hipercifoses, hiperlordoses e escolioses são grandes riscos. “É necessário buscar um profissional que faça uma avaliação no quadro geral. O fator “idade” torna o atendimento mais específico e delicado”, destaca Martins.
Nestes casos, a fisioterapia é indicada para a reabilitação. “Quase 90% dos nossos pacientes confirmam o sucesso do tratamento logo nas primeiras sessões. É imprescindível as utilizações de terapias manuais, de mesas de tração com alta tecnologia e de técnicas de fortalecimento muscular, como a Estabilização Vertebral e o Pilates”, afirma o fisioterapeuta.
A ginecologista Angela Giselda Russo Puccia de Lima procurou por ajuda depois de sofrer por causa de uma hérnia cervical e de um desgaste articular. “Suportei por cinco anos. A lesão atrapalhava, inclusive, na minha relação pessoal. Hoje, poucos meses depois de iniciar as minhas sessões no ITC Vertebral, estou 80% melhor”, comemora.
Giuliano Martins reforça, ainda, que a prática diária de exercícios físicos e as refeições saudáveis podem garantir uma melhor idade, sem frustrações, livre de dores que impossibilitem os momentos felizes.
SERVIÇO:

ITC Vertebral – Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401 - Edifício Times Square – Ribeirão Preto/SP
Telefone (16) 3623 3248

Nenhum comentário:

Postar um comentário