A dor nas costas, também conhecida como lombalgia, atinge cerca de 80% de toda a população mundial, segundo um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tal problema se dá por conta de vários fatores, desde a falta de exercício até mesmo posições irregulares mantidas durante várias horas do dia. Para o Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Curitiba e Ribeirão Preto, a direção irregular também ajuda para que certas dores sejam sentidas diariamente.
Para evitar esse incômodo no nosso dia-a-dia, confira agora algumas dicas para dirigir sem sentir dores:
O pescoço é um dos pontos mais propensos a influenciar em dores nas costas. Para evitar o efeito chicote (quando o pescoço vai para frente volta com muita velocidade) tente posicionar a cabeça 90º com relação ao assento. Isso também garantirá mais segurança em casos de acidentes e freadas bruscas. Já para os braços, a dica é que não os mantenha sempre esticados. Deixar os cotovelos semi-flexionados ajuda para o não lesionamento de ombros e pescoço. O mesmo vale para os pés, que ao invés de ficarem completamente dobrados ou esticados, devem se manter levemente flexionados. Isso também evita que o motorista canse rápido ao manter movimentos como aceleração e embreagem.
A principal parte a ser examinada durante a direção é a própria lombar. Esta deve permanecer completamente encostada no banco. O uso de uma toalha ou almofada pode ajudar nestas horas. Evitar o sedentarismo principalmente nas horas vagas do dia irá ajudar a fazer com que sua direção (e outras atividades corriqueiras) se tornem mais saudáveis. Caso a troca de postura não ajude a passar a dor sentida, o indicado é procurar um médico especializado no assunto.
Dicas anotadas? Agora é só manter a postura e dirigir sem dor alguma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário