Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Serviços domésticos e as lesões na coluna vertebral

Fisioterapeuta alerta sobre os riscos do esforço físico e comenta sobre as posturas inadequadas durante a realização das atividades em casa
Diariamente a manutenção de uma residência exige a força muscular: lavar roupas e louças, limpar o chão e os móveis, organizar a cozinha, o quarto, a sala, o banheiro, a garagem, as áreas de lazer e de churrasco, só de pensar em tudo já ficamos exaustos. Um problema sério é que muitas pessoas praticam todos esses serviços sem os devidos cuidados com o corpo, sem o preparo físico ideal e, geralmente, em um tempo recorde para poder dar conta do recado.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a má postura associada ao desgaste muscular durante a pratica dos trabalhos domésticos causam danos, principalmente, à coluna vertebral. “Os movimentos inadequados de flexão e de torção da coluna geram, ao longo dos anos, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias que evoluem para abaulamento discais, espondilolisteses – que é o deslizamento de uma vértebra sobre a outra – e hérnias de disco”, explica.
 De acordo com o especialista, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, passar roupas excedendo o limite corporal pode desencadear em uma lesão por esforço repetitivo, por exemplo. “Ficar horas em pé, com a cabeça flexionada olhando para a tábua gera cansaço e, consequentemente, dores na região lombar e no pescoço. Meu aconselhamento é alternar a atividade a cada vinte minutos, procurando fazer outra função como organizar o armário ou uma prateleira”, ressalta.
Para Giuliano Martins mudanças simples de hábitos podem prevenir o surgimento de lesões. “A primeira coisa é praticar atividades físicas regularmente para fortalecer os músculos. Em casa deve-se, sempre, dividir o peso com as duas mãos ao se carregar um balde, agachar até o solo para pegar utensílios no chão, preferir cabos mais longos em rodos e vassouras para manter a coluna reta e evitar arrastar móveis sozinho”, destaca.
E mesmo depois da missão cumprida, o especialista chama a atenção para o momento de descanso. “O repouso no lar deve ter seus cuidados também. É importante deitar com as costas totalmente apoiadas no sofá, se possível com as pernas acomodadas sobre um pufe. Dormir sempre na posição lateral com um travesseiro entre os joelhos e conferir o prazo de validade do colchão”, finaliza.
Confira essa matéria na revista RUNNER'S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário