Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lesão da Atleta Jaqueline

ITC VERTEBRAL, em Curitiba, comenta lesão da atleta Jaqueline
             Lesões na coluna cervical podem ocorrer num acidente de carro, em esportes de contato, numa queda ou num choque da cabeça, como pode acontecer, por exemplo, ao mergulhar de cabeça numa piscina muito rasa. Essas lesões podem causar desde leves dores no pescoço chamadas de lesão em chicote até a paralisia total abaixo da lesão.
             Foi o que aconteceu recentemente com a Jogadora Jaqueline durante partida da Seleção Brasileira no primeiro dia de competições dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, quando se chocou com a líbero Fabi.  
            O QUE ACONTECE
            Segundo  o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário da unidade do ITC Vertebral em Curitiba, o trauma na coluna refere-se a lesões que ocorrem nos elementos ósseos, nos tecidos lisos e/ou estruturas neurológicas. As duas consequências que mais preocupam os cirurgiões, no caso de trauma na coluna, são a instabilidade e a possibilidade de lesão neurológica.
             A estabilidade da coluna pode estar comprometida quando elementos ósseos estão lesados ou se houver rompimento nos tecidos lisos, como os ligamentos. A instabilidade impossibilita a coluna de suportar pesos normais com êxito, podendo levar a deformidades permanentes, a quadros dolorosamente incapacitantes e, em alguns casos, a lesões neurológicas catastróficas. Na maioria das vezes, a instabilidade vem de uma fratura, numa das partes ósseas da vértebra, especificamente do corpo vertebral, da lâmina ou dos pedículos.
              Na hipótese de trauma, podem acontecer simultaneamente deslocamentos e fraturas, deixando a coluna numa situação de muita instabilidade. Eles podem ocorrer em qualquer parte da coluna e são associados a um certo grau de lesão neurológica. Um cirurgião deve restaurar a estabilidade mecânica da coluna, para tentar prevenir dores incapacitantes e lteriores lesões neurológicas, bem como uma deformação progressiva
              ESTABILIZAÇÃO
              Para Giuliano Martins,  “é fundamental um trabalho de Estabilização Vertebral. Com este fortalecimento, as vertebras de toda coluna vertebral ficam mais estáveis e podem inclusive evitar lesões mais graves, principalmente dos discos intervertebrais.”
              Já no caso de um trauma que venha a comprometer os discos intervertebrais, Giuliano lembra que  dispõe em sua clínica de macas de última geração que fazem a tração e a flexo-distração da coluna. Estas macas foram trazidas dos Estados Unidos e são exclusivas do ITC para tratamento de Hérnias Discais, Espondilolisteses, lombalgias, cervicalgias e outras lesões de coluna.
               DIFERENCIAL

               A  primeira unidade do ITC Vertebral, em Curitiba,  foi instalada na Avenida Silvardim, 3161, no bairro Água Verde. Segundo Giuliano Martins o  diferencial do ITC está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão.
              “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia. Estas mesas proporcionam alivio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras”, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins. As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz. O ITC Vertebral Curitiba fica na rua Silva Jardim, 3161, (41) 3045-7272
Fonte: Jornal Industria e Comércio
Data: 27/10/2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cuidados com o equilíbrio e região lombar

 Veja dicas de atividades que, feitas em casa ou na academia, fortalecem a musculatura.


1. Agachamento – para fortalecimento de membros inferiores. De pé sobre o disco, mantenha a coluna ereta enquanto dobra os joelhos até formar um ângulo de 90 graus na posição agachado e retorno à posição inicial.


2. Agachamento Unilateral – para fortalecimento de membros inferiores. De pé, com uma das pernas à frente, pisando sobre o disco, abaixe e levante sem que o joelho da perna de trás encoste no chão e o joelho da perna da frente ultrapasse a linha do pé.

3.Flexão de Braços – para fortalecimento de membros superiores. Com os pés apoiados no chão e as mãos apoiadas no disco, realize lentamente movimentos de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo, sem que o quadril encoste no chão.
4. Apoio Feminino – para fortalecimento de membros superiores e peitoral. Com os joelhos apoiados no solo e as palmas das mãos apoiadas no disco, realize lentamente o movimento de dobrar e esticar os cotovelos, sustentando o peso do corpo e mantendo a coluna reta.
5. Abdominal Superior – para fortalecimento do abdômen. Sentado sobre o disco, com os pés apoiados no chão e braços sobre o peito, estenda o tronco em direção ao solo soltando o ar enquanto realiza o movimento. Dica: mantenha os pés apoiados no solo e a cabeça posicionada com o olhar na direção horizontal.

Data 27/10/2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curitiba ganha moderno Studio de Pilates e Estabilização Vertebral

                        Estabilização Vertebral aliada às aulas de Pilates garante que o paciente fique bem e não volte a sofrer com dores nas costas novamente.

Dor lombar ou lombalgia é caracterizada pela dor na região baixa da coluna, acometendo cerca de 80% dos adultos, trazendo consigo problemas no trabalho, irritabilidade e limitação funcional, a na maioria das vezes as pessoas estão cansadas de realizar diversos tipos de tratamento, mas nunca se sentem livres dessa dor.
Isso acontece porque mesmo com todos os tratamentos, a instabilidade da coluna persiste.
A instabilidade lombar é apontada como causa primária e secundária da lombalgia, levando ao aumento da mobilidade do segmento vertebral, discopatias (hérnia de disco), sobrecarga e compressão de raízes nervosas.
Para manter-se longe da dor definitivamente é necessário um trabalho de Estabilização Segmentar Vertebral, pelo qual o paciente aprende a contrair os músculos profundos da parede abdominal e da coluna lombar, praticando essas contrações no dia-a-dia, estabilizando o segmento que se encontra instável, móvel, sendo este o fator causador da dor.
Sem dúvidas a dor lombar é uma das causas mais comuns da procura por fisioterapeutas, onde o tratamento frequentemente é através de reforços e alongamentos musculares, termoterapia e terapia manual. Porém terapias alternativas vêm se agregando com sucesso, como o Pilates que é um dos métodos que mais vem crescendo.
O Pilates consiste em uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo os músculos profundos do abdômen e da região lombar como o “Centro de Força”, o qual trabalha constantemente em todos os exercícios da técnica, assim se consegue corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a postura, os níveis de consciência corporal, coordenação motora e tonificar o corpo.
Quando aliamos o Pilates às aulas de Estabilização Vertebral de forma precisa, o resultado é mais rápido e duradouro.
O ITC Vertebral Curitiba (Instituto de Tratamento de Coluna Vertebral) traz para Curitiba um moderno Studio de Pilates onde os profissionais (todos Fisioterapeutas especialistas em Terapia Manual e Estabilização Vertebral) aplicam as técnicas de Estabilização Vertebral juntamente com as aulas de Pilates, o que garante que o paciente fique bem e não volte a sofrer com dores nas costas novamente.


Dr. Giuliano G. Martins
ITC Vertebral Curitiba
Av. Silva Jardim, 3161 – Água Verde
(41) 3045-7272

Fonte: Jornal Agua Verde Curitiba
Data: 10/09/2011