O evento gratuito e aberto à população – promovido pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), em parceira com o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral – ITC Vertebral Ribeirão Preto – foi realizado no último sábado (29/11), na Praça XV de Novembro
A segunda etapa do “Circuito de prevenção às dores na coluna vertebral” – evento promovido pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), em parceria com o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral – ITC Vertebral Ribeirão Preto – foi sucesso de público e de prestação de serviços à população de Ribeirão Preto. A ação foi realizada na Praça XV de Novembro, na região central da cidade, no último sábado (29/11).
Logo, às 9 horas da manhã, horário de grande circulação de pessoas no Calçadão, o espaço, que foi montado pela organização do Circuito especialmente para a ocasião, já contava com filas para o atendimento. Famílias inteiras, adultos, jovens e crianças buscaram por orientação sobre os males que atingem as costas e encontraram, por meio da formação dos fisioterapeutas presentes na atividade, a solução para os desconfortos que são causados pelas dores.
O empresário João Carlos Rossi, de 51 anos, finalmente passou a acreditar em um tratamento mais eficaz para o seu problema de hérnia de disco. “Vi pela televisão que o Circuito estaria aqui no Centro. Vários outros médicos me indicaram a cirurgia para acabar com o meu sofrimento, mas, tenho medo desse procedimento tão agressivo. O doutor Giuliano acabou de me explicar muitos outros caminhos e tenho a certeza de que vão dar certo”, destacou.
Durante o encontro, foram distribuídas cartilhas com dicas de posturas corretas e aquelas que devem ser evitadas no dia a dia. “Cumprimos, mais uma vez, o nosso papel de trazer à população informação com responsabilidade. A qualidade de vida está condicionada a ausência de dores. É possível, com atitudes simples e com a mudança de hábitos, prevenir as lesões”, explicou o fisioterapeuta e diretor regional da ABRColuna, Giuliano Martins.
Élcio Hipólito, de 67 anos, ficou muito feliz com a atenção que recebeu da equipe do ITC Vertebral Ribeirão Preto. “Ganhei um guia prático e sei que conseguirei melhorar a minha saúde”, afirmou.
Segundo Giuliano Martins, o “Circuito de prevenção às dores na coluna vertebral” conquistou ótimos resultados. “O que pudemos observar foram homens e mulheres que nos procuraram com o resultado de exames em mãos. Isto nos mostrou como estas pessoas estão insatisfeitas com os tratamentos que recebem atualmente. É imprescindível quebrar paradigmas. O profissional da saúde tem que levar em consideração um diagnóstico exclusivo, desenvolvido sob medida para o paciente. Os avanços contínuos das tecnologias e das técnicas de reabilitação precisam ser colocados em prática”, alertou Martins.
A primeira etapa do Circuito aconteceu em abril deste ano, no parque Luis Carlos Raya, na zona sul de Ribeirão Preto. No local, criado especialmente para o evento, famílias inteiras também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as principais lesões nas costas, como a hérnia de disco, lombalgia, dor ciática, entre outras.
A cartilha distribuída nos dois encontros está disponível para download em www.itcvertebralribeirao.com. br
Nenhum comentário:
Postar um comentário