Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

domingo, 5 de outubro de 2014

Tratamento personalizado contra as dores nas costa

Método de subclassificação utilizado pelo ITC Vertebral Ribeirão garante diagnóstico preciso e, consequentemente, melhores resultados dos procedimentos não cirúrgicos na coluna vertebral

Estudo elaborado pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Rio de Janeiro, Alberto Najar, aponta que a dor nas costas é a doença crônica mais comum no país e atinge 36% dos brasileiros. Ainda no Brasil, de acordo com o Ministério da Previdência Social, as lesões na coluna vertebral são as responsáveis por grande parte dos pedidos de aposentadoria, das licenças médicas e dos afastamentos de trabalho. São vários os fatores que contribuem para a sustentação destes dados, entre eles, as faltas da prática de exercícios físicos regulares, de hábitos saudáveis e de alimentação balanceada.



O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), atento à evolução da tecnologia e dos procedimentos não cirúrgicos, desenvolveu uma metodologia, com embasamento científico, que busca, cada vez mais, um diagnóstico preciso. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, houve uma inversão nos processos. “Antigamente, o mais importante durante uma consulta era o conhecimento do médico. Atualmente, é imprescindível aplicar a experiência com base no quadro apresentado exclusivamente pelo paciente, que varia muito de indivíduo para indivíduo. Não existe mais uma receita de bolo”, explica.

As principais lesões na coluna, como hérnia de disco, lombalgia, cervicalgia, dor ciática, espondilose – mais conhecida como bico-de-papagaio – e artrose podem ser tratadas pela Reconstrução Músculo-Articular (RMA). “Depois da avaliação, direcionamos o melhor atendimento. O RMA, por exemplo, consiste numa intervenção fisioterápica não convencional, que utiliza equipamentos modernos – a maioria importados dos Estados Unidos”, destaca.



O gastroenterologista Francisco Jose Vieira Guerra procurou o ITC Vertebral Ribeirão depois de sofrer com as dores. “Adquiri lesões por trabalhar muito em pé. Eu não conseguia mais caminhar. A minha expectativa é a de melhorar, assim como já tive evolução na solução das dores lombares”, comemora.

Acompanhamento contínuo

O ITC Vertebral Ribeirão mantém uma equipe altamente preparada e atualizada. A sua plataforma de atendimento propõe a conquista do equilíbrio corporal. “É fundamental haver a mudança de hábitos. Para isso, o nosso acompanhamento estimula a alteração geral da rotina, com a inclusão de exercícios”, afirma.

Destaque nacional

Recentemente, o presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e fundador do ITC Vertebral – que atualmente conta com 70 unidades e atende todas as regiões do país -, Helder Montenegro, participou, do programa “Bem Estar”, da Rede Globo. No encontro, realizado em setembro, o fisioterapeuta abordou a subclassificação das dores nas costas e os exercícios específicos para quem tem problemas na coluna vertebral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário