Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Condição ergonômica adequada é fator determinante para a saúde do colaborador

Segundo diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, perito do trabalho e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão, Giuliano Martins, regularização do ambiente de trabalho ainda é desafio
Seja para ganhar o sustento ou para concretizar a realização profissional, é no ambiente de trabalho que as pessoas passam a maior parte do tempo. Por conta disso, a condição ergonômica do local deve ser o principal provedor de conforto para a conservação da saúde e aumento da produtividade. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que as dores nas costas são a segunda causa de licença de trabalho, seguida pelo terceiro lugar em solicitações de aposentadoria no país.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, proprietário do ITC Vertebral Curitiba e Ribeirão Preto e perito do trabalho a regularização destes espaços ainda é difícil, especialmente pela resistência dos patrões. “Vejo tal situação em todos os setores e funções devido principalmente à falta de informação dos donos e diretores das empresas e à falta de verificação que infelizmente faz com que haja pouco investimento em prevenção. Muitos alegam que só o fazem depois que forem autuados. Ou seja, preferem continuar ilegais. Dizem que quando a fiscalização exigir - o que pode demorar anos - eles iniciam o processo de adequação” comenta.
Martins levanta ainda os erros mais comuns encontrados. “Os principais apontamentos são postos de trabalho inadequados para as funções - altura de mesas e bancadas abaixo ou acima do ideal, ausência de mobiliário, falta de orientações de postura, ausência de ginástica laboral, falta de exames admissionais, periódicos e demissionais. Também se destacam as adaptações impróprias em máquinas e a  carência de treinamento para operá-las, além das más condições de ventilação, iluminação e higiene”, aponta.
Com o passar do tempo, o colaborador que trabalhar de forma errada pode desenvolver as famosas LER/DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) como tendinites, bursites, epicondilites, artrose e principalmente problemas de coluna como protrusões discais e hérnias de disco - que já afeta mais de cinco milhões de brasileiros e brasileiras-, especialmente os do grupo de sedentários, fumantes e obesos. O dano consiste na lesão dos discos que compõem a coluna vertebral e já pode ser tratado sem cirurgia pelo ITC Vertebral Ribeirão por meio da técnica de Reconstrução Muscular articular (RMA).
Confira abaixo algumas dicas ergonômicas
-Faça alongamentos
- Mesa com borda arredondada
-Monitor à frente do operador e na altura dos olhos
-Cadeira com regulagens de altura de assento, com encosto, rodas e próxima à mesa de apoio
-Mouse e teclado próximos ao operador,
-Apoio para os pés
- Pessoas que trabalham o dia todo sentadas, precisam se levantar da cadeira por cinco ou dez minutos para cada hora trabalhada
- É bastante comum as pessoas sentirem desconfortos durante as atividades do dia a dia. Isso se dá devido às posturas erradas, movimentos repetitivos e equipamentos não adequados para quem os utiliza, por isso a ergonomia se faz tão importante
- A técnica deve ser desenvolvida por um profissional qualificado, que visita o ambiente de trabalho para a avaliação das posturas, movimentos e mobílias e depois aplica a ergonomia de acordo com as necessidades verificadas.
Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 59 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.
Serviços
Em Curitiba
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Silva Jardim, 3161
Agua Verde 
Telefone (41) 3045-7272
Site : www.itcvertebralcuritiba.com.br

Em Ribeirão Preto
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário