Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

terça-feira, 21 de abril de 2015

ITC Vertebral oferece tratamento inovador para dores nas costas

Metodologia utilizada pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral garante excelentes resultados e altos índices de recuperação das lesões na coluna sem procedimentos cirúrgicos
A professora aposentada Conceição Aparecida Miranda de Assis, 68, já realizou duas cirurgias para combater as dores na coluna que a acompanharam por parte de sua vida. Mesmo com as intervenções médicas o desconforto persistia.  Prestes a passar pelo terceiro procedimento invasivo, uma amiga que mora na Austrália indicou à Conceição o tratamento realizado pelo ITC Vertebral. Há quatro anos a rotina da professora se resumia em se levantar da cama apenas para ir ao banheiro e fazer as refeições, ou seja, a qualidade de vida dela estava totalmente comprometida. Conceição seguiu a dica da amiga e procurou o Instituto para efetivar o sonho de voltar a ter as suas atividades cotidianas.


Em 7 de janeiro de 2015, uma quarta-feira, a aposentada chegou à clinica com a ajuda do marido, pois como já foi relatado ela não conseguia mais se locomover. “As dores eram muitas. Me tornei uma pessoa totalmente limitada ”, comenta.

Durante a avaliação da paciente o fisioterapeuta Giuliano Martins - diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e Curitiba – por meio da análise de exames inclusive de ressonância magnética e de radiografias, além de testes ortopédicos e neurológicos -  organizou e montou um tratamento especifico para Conceição. “Como a paciente já foi submetida à cirurgia de coluna por duas vezes, sendo a primeira em 2012, onde foram inseridos parafusos na coluna e, em junho de 2014, ela foi internada novamente para implantar um neurotransmissor medular em sua coluna, com o propósito de amenizar as dores, o fisioterapeuta elaborou um plano com 20 sessões de fisioterapia e foram utilizadas técnicas manuais com o auxílio das mesas de tração eletrônica”, explica.


O ITC Vertebral efetua durante os atendimentos o sistema de “subclassificação”. A metodologia permite uma observação precisa, com melhores conclusões. “Elaboramos estudos e aplicamos um questionário com embasamento científico. Avaliamos o paciente como um todo e 90% dos indivíduos portadores de hérnias de disco e de outras patologias de coluna podem se recuperar com o uso da mesa de tração e de técnicas como a reeducação postural global (RPG), a fisioterapia e as terapias manuais”, afirma o fisioterapeuta.

Conceição celebra a nova fase. “A minha 19ª sessão foi em 2 de março e depois dela nunca mais sofri com dores. Moro em um sobrado e já consigo subir as escadas sozinha, sem desconforto.  Há quatro anos não fazia isso. Agora já consigo desenvolver outras atividades. Fui até passar férias fora de casa. Concretizei um sonho”, comemora.
Para continuar livre do incomodo e levar uma vida saudável Martins indicou à paciente a pratica do Pilates. “Como o exercício físico promove o fortalecimento muscular, ele impede uma recaída. ​ A boa postura no dia a dia​, evitar carregar pesos e uma alimentação balanceada, também são fatores favoráveis para o combate aos males da coluna.
Sobre o tratamento no ITC Vertebral a paciente comenta: “Entrei no Instituto muito ruim. Algumas semanas após as sessões terapêuticas já não sentia mais tanto sofrimento e estava voltando a ter uma vida normal, fora da cama. Fui muito bem recebida e indico a clinica para todos. Aqui, fui curada”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário