Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DORES NA TERCEIRA IDADE



Não tem como negar: com o passar da idade, as dores nas costas, nas articulações, no estômago e em muitas outras partes do corpo se intensificam. Mas é possível torná-las mais suportáveis e até inexistentes. O incômodo é sempre sinal de que há algo errado com o corpo. E que tal tratá-las sem remédios como analgésicos e antiinflamatórios?

A geriatra do Ambulatório de Doenças Osteoarticulares e Dor da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Polianna Souza, explica que as dores são mais comuns em idades avançadas devido ao aumento de chances de desenvolvimento de doenças que provocam esse mal estar, como as doenças osteoarticulares (artroses, artrites); as desordens muscuesqueléticas e da coluna; o diabetes e as doenças vasculares. Apesar de muitas vezes virem com sintomas como dores, inchaços, feridas e formigamentos, não é sempre que essas doenças se manifestam dessa forma. Por isso, a prevenção é o melhor remédio.

Respeite seus limites e fique alerta aos sinais de incômodo que o corpo dá. Sentiu alguma dor, por mais simples que ela seja? Procure um médico. Só ele poderá recomendar o uso de remédios, principalmente no caso de pessoas idosas. “Toda medicação deve ser usada com cautela. Chamo a atenção para o uso de antiinflamatórios, pois nos idosos existe um risco aumentado de desenvolver efeitos colaterais graves como a insuficiência renal, úlceras gástricas e duodenais e hemorragias, além de descontrole da hipertensão arterial. Portanto, só quem pode dizer qual é a medicação que pode ser usada em cada caso, com menores riscos para cada pessoa é o médico", reforça a geriatra Polianna Souza.

Quanto mais cedo a consulta com o médico, mais fácil serão o diagnóstico e o tratamento. “Existem tratamentos medicamentosos em que usamos antiinflamatórios, antidepressivos, analgésico, entre outros. Há também aqueles sem medicamentos, com os quais tratamos o problema com terapias, como é o caso da fisioterapia", explica a geriatra. Outra forma de se prevenir é a adoção de bons hábitos, como controlar o peso, parar de fumar e praticar exercícios físicos regularmente.

E você, como cuida da sua saúde?

Procure o ITC Vertebral Curitiba e cuide da sua coluna. Ligue (41) 3045-7272.

Nenhum comentário:

Postar um comentário