Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

sábado, 6 de setembro de 2014

Tecnologia contra as dores na coluna

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial têm, ou ainda terá, dores nas costas. No Brasil, as lesões na coluna vertebral ocasionam considerável parte dos pedidos de aposentadoria, de licenças e de afastamentos do trabalho. O medo de procedimentos invasivos, por um longo período, distanciou os pacientes dos consultórios, mas, atualmente, esta realidade é outra. O avanço da tecnologia é um grande aliado dos processos de tratamentos não cirúrgicos e de recuperação.


Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, equipamentos como as mesas de tração e de flexão eletrônicas produzem resultados rápidos e eficientes, que não poderiam ser alcançados somente com as mãos. “Somos pioneiros em Ribeirão Preto a utilizar essa tecnologia, que é importada dos Estados Unidos. É, com toda certeza, um alto investimento em saúde pública”, explica.

O ITC Vertebral realiza durante os atendimentos o sistema de “Subclassificação”. A metodologia permite o diagnóstico preciso, com melhores conclusões. “Elaboramos estudos e aplicamos um questionário com embasamento científico. Avaliamos o paciente como um todo e 90% dos indivíduos portadores de hérnias de disco e outras patologias de coluna por exemplo, podem se recuperar com o uso das mesas de tração eletrônica, de técnicas como a reeducação postural global (RPG), a fisioterapia e as Terapias Manuais”, afirma Giuliano Martins.

O especialista acredita que somente a contínua capacitação pode gerar pacientes cada vez mais satisfeitos. “É impossível oferecer qualidade sem conhecimento, com esse objetivo, participamos de reuniões científicas, com discussões de casos a cada 15 dias e de congressos. Montamos uma estrutura com excelência, que aprimora o saber”, ressalta. 

Studio Pilates

O moderno espaço de Pilates do ITC Vertebral, vinculado ao Instituto Pilates – única franquia no segmento de tratamento de coluna -, disponibiliza tanto as técnicas tradicionais quanto as voltadas especialmente para portadores e/ou ex-portadores de patologias, com o uso da Estabilização Segmentar Vertebral. “Além do condicionamento físico, o Pilates ajuda no equilíbrio, aumenta o tônus muscular, corrige a postura, melhora os níveis de concentração e relaxa corpo e mente. Os exercícios são livres de compensações e de sobrecargas”, diz Giuliano Martins.

Para o fisioterapeuta, a prevenção ao surgimento das dores da coluna vertebral é conquistada com a prática de exercícios físicos regulares, com uma boa alimentação, saudável e nutritiva, e com bons hábitos de postura no trabalho ou no lazer.

Conheça mais sobre o assunto em www.itcvertebralribeirao.com.br