Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cirurgia de hérnia de disco pode ser desnecessária revela pesquisa

 
Foto: exclusivas mesas de tração eletrônica
Pesquisa publicada na revista norte-americana The Journal of the American Medical Association concluiu que pessoas com hérnia de disco normalmente se recuperam com ou sem cirurgia, segundo informou o fisioterapeuta Giuliano G. Martins, responsável pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba. Uma ampla pesquisa publicada na revista norte-americana The Journal of the American Medical Association concluiu que pessoas com hérnia de disco normalmente se recuperam com ou sem cirurgia, segundo informou o fisioterapeuta Giuliano G. Martins, responsável pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba. 
De acordo com Giuliano Martins, que também é Consultor em Ergonomia e membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, “a pesquisa, de grande amostragem, revela que a cirurgia aparentemente alivia as dores mais depressa, mas que a maioria das pessoas acaba se recuperando de uma forma ou de outra, mesmo não optando pela intervenção cirúrgica” . 
O estudo aponta, ainda, que não há qualquer dano para o paciente enquanto ele não decide pela operação. Segundo os médicos que participaram do trabalho, “a decisão de operar ou não deve ser baseada em preferências pessoais e no nível da dor”.
Problemas de hérnia de disco são mais comuns do que se pensa. Cerca de um milhão de americanos sofre de dores no nervociático, segundo o ortopedista James Weinstein, que coordenou o estudo. O problema ocorre quando o disco pressiona a raiz do nervo ciático, que se prolonga ao longo da parte traseira da perna. A cada ano, aproximadamente 300 mil americanos optam pela cirurgia para aliviar os sintomas.
“Alguns médicos dizem aos pacientes que, se adiarem a cirurgia, correm o risco de causas danos permanentes ao nervo, o que poderia provocar a perda de controle da perna e até mesmo do intestino e da bexiga. Mas nada disso foi verificado no estudo, do qual participaram duas mil pessoas”, garante Weinstein. 

MESAS EXCLUSIVAS
Este ano, um novo conceito em tratamento de hérnia de disco e outras lesões de coluna como Protrusão discal, Lombalgia, Cervicalgia e Artrose está completando um ano de implantação em Curitiba. O procedimento executado pelo ITC Vertebral Curitiba, localizado no bairro Agua Verde é um tratamento pioneiro é chamado de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral e é usado em toda a rede de franquias do ITC no Brasil. O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba fica na Avenida Silva Jardim, 3161, Água Verde (41) 3045-7272 .http://www.itcvertebral.com.br ou www.itcvertebralcuritiba.com.br
Segundo Giuliano Martins, o diferencial do ITC está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia. Estas mesas proporcionam alivio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras”, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins.
As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz. 

Fonte: Juk & Jo Comunicação/JoAndrade


Acesse o link e veja a matéria na integra.
http://www.realizanews.com.br/noticias/Cirurgia-de-hernia-de-disco-pode-ser-desnecessaria-revela-pesquisa

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ITC Vertebral Curitiba por dentro do MMA


Dr. Giuliano aprimora trabalho com grandes lutadores de MMA em Assis e Curitiba por meio de um programa inédito de atendimento personalizado a atletas da modalidade.

Mixed Martial Arts ou MMA, como é conhecido o esporte, é uma mistura de artes marciais que abrangem tanto golpes de luta em pé – como o boxe, Muay Thai e Karatê – quanto técnicas de luta no chão como o Jiu-Jitsu. O esporte vem ganhando espaço na esfera mundial e promete agitar ainda mais quem pratica (ou só aprecia), visto que é a modalidade que mais cresce no planeta. Basta uma parada básica pelos canais de esporte que você verá lutadores, profissionais da saúde, repórteres e apreciadores debatendo e divulgando o assunto.
Pra falar um pouco mais sobre essa modalidade procuramos o Dr. Giuliano Martins, fisioterapeuta  e especialista em tratamento da coluna vertebral e ergonomia que atua em duas clínicas, sendo uma em Assis e outra em Curitiba.
Giuliano Martins, que também é pós-graduado em ortopedia esportiva e ergonomia (MBA), já atendeu lutadores renomados como Mauricio Shogun  e seu sparring Luciano Contini. A proposta do profissional é aliar saúde e performance, trabalhando além da reabilitação, a própria prevenção de lesões.
“A fisioterapia  dedica-se  ao tratamento do atleta lesado, bem como as  medidas preventivas, visando reduzir a ocorrência de lesões  frequentes neste tipo de esporte. Para tanto, nas duas clínicas estamos  aprimorando uma equipe de fisioterapia desportiva, que vem dando suporte aos atletas do MMA que é o esporte que vem registrando crescimento significativo  no Brasil”, destaca Giuliano.
            Em Assis, o trabalho de reabilitação e preparação é efetuado com a maioria dos lutadores de MMA que treinam na academia Mix Fighting como o campeão João Paulo (JP).

PREPARO É ESSENCIAL: De acordo com o fisioterapeuta, com o crescimento cada vez maior do esporte há uma demanda pela profissionalização de todos os aspectos que envolvem a preparação do atleta, tanto técnico quanto físico. “Dessa maneira, a fisioterapia age como ferramenta de acréscimo de qualidade para o físico do atleta, o que gera um diferencial que é decisivo na performance do esportista, a curto e, principalmente a longo prazo”, afirma Giuliano.
Durante o trabalho de prevenção realizado na clínica, Dr. Giuliano e toda sua equipe utilizam técnicas como Mulligan, Maitland, Quiropraxia, Pilates e principalmente Estabilização Segmentar Vertebral. Só assim é possível tratar e fortalecer a musculatura profunda da coluna vertebral e articulações visando evitar lesões graves como Hérnia de disco, Espondilolistese, Luxações e Lesões Ligamentares e Musculares.

VALE TUDO?
A resposta é não! Isso mesmo, não “vale tudo” no MMA. Com a evolução do esporte, as regras estão cada vez mais rígidas e, segundo Giuliano, isso tem um propósito fundamental: “preservar cada vez mais a integridade física do atleta”, reforça.

Para quem aprecia o esporte, será realizado em Assis no dia 11 de fevereiro, no Ginásio Jairão, o Evolution MMA. O evento organizado pelo Professor Fábio Luiz, da Mix Fighting, terá a presença de Paulão Filho, ex-campeão do WEC e do PRIDE e Dr. Giuliano, que faz parte da comissão organizadora, também estará presente no evento .
Serão 8 lutas, sendo 6 de MMA (Vale-Tudo) e 2 Muay Thai. A luta da noite fica por conta do Pilão, atleta da equipe Elity, e do peruano Tolentino, na categoria até 61 kg. 

Dr. Giuliano Martins é fisioterapeuta especialista em tratamento de coluna vertebral, pós-graduado em fisioterapia esportiva e ergonomia (MBA), perito judicial da primeira e segunda Vara do Trabalho em Assis e proprietário da clínica Consultoria do Corpo em Assis e da clínica ITC Vertebral Curitiba.

Onde Encontrar:
Clínica Consultoria do Corpo
Rua Roberto Castela, 380 Jardim Europa
Assis 18 3321.3986

ITC Vertebral
Avenida Silva Jardim, 3163 Bairro Água Verde
Curitiba
41 3045.7272

EVOLUTION MMA em ASSIS foi sucesso absoluto!

O Evento foi realizado no dia 11 de Fevereiro, no Ginásio Jairão em Assis - SP.
O evento foi organizado pelo Professor Fábio Luiz e teve a participação do Dr. Giuliano Martins, Fisioterapeuta responsável do ITC Vertebral Curitiba onde já realizou o tratamento de atletas renomados de MMA como Luciano Contini e Mauricio Shogun.


Confira as fotos do evento.



















ITC Vertebral é capa do jornal FOLHA DE SÃO PAULO

O caderno Equilíbrio, do jornal FOLHA DE S. PAULO, publicou hoje uma matéria completa sobre as técnicas não-cirúrgicas adotadas pelo ITC Vertebral. 

O texto contém entrevista do fisioterapeuta Helder Montenegro (diretor do ITC Vertebral), declaração de paciente e quadro explicando sobre hérnia de disco.

Vale a leitura!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Clippings ITC Vertebral Curitiba

Clique no link e veja as últimas notícias do ITC Vertebral Curitiba.


http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=23107




http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=gente&id=30359

http://jornale.com.br/ruy/?p=84175

ITC Vertebral Curitiba é sucesso em toda região metropolitana.

Tratamento inédito não cirúrgico para doenças da coluna comemora um ano em CWB

Posted by Ruy Barrozo on janeiro 31st, 2012 
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral -ITC que trouxe um novo conceito de tratamento não cirúrgico para doenças da coluna completará um ano de atividades, na capital paranaense, no próximo mês de maio.
Trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral para tratarhérnia de disco, espondilolistese e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral e dores ciáticas decorrentes da má postura.

Segundo ofisioterapeuta e especialista em ergonomia Giuliano Martins responsável pelo ITC Vertebral Curitiba, “apesar do pouco tempo de implantação da técnica, o tratamento preventivo já está consolidado na capital paranaense, sendo reconhecido pela comunidade médica como um procedimento eficaz”.
A técnica é usada em toda a rede do ITC – Instituto de Tratamento da Coluna no Brasil sendo que a primeira unidade, em CWB, foi instalada na Avenida Silva Jardim, 3161 -www.itcvertebralcuritiba.com.br – 41 3045-7272, no bairro Água Verde.
Além disso, o fisioterapeuta Giuliano Martins ministra palestras educativas em empresas, entidades, órgãos públicos, orientando com base cientifica, de como cuidar da coluna no trabalho.
Entre as inúmeras recomendações estãoa utilização de cadeiras com regulagens de encosto e assento, o posicionamento da tela do computador que deve ficar na altura dos olhos para que a coluna cervical (pescoço) fique em posição confortável ou quando for dirigir, ajustar o banco e os espelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados.
As palestras são ilustradas com filmes e material impresso, como olivreto “Dr. Coluna”, com informações objetivas.
Mesas exclusivas
O diferencial do tratamentoda coluna está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão.
“Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”, diz Giuliano Martins.
“Estas mesas proporcionamalívio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras”, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins”.
As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz”, conclui.
Manutenção com pilates
O ITC recomenda a manutenção da saúde da coluna, mesmo depois que o paciente melhora da dor.
Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na própria estrutura do ITC Vertebral Curitiba, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica esta que fortalece a musculatura profunda de toda coluna vertebral.
“O pilates ajuda na força, flexibilidade e tonificação da musculatura, auxiliando na recuperação total do paciente e a Estabilização Vertebral visa dificultar que a dor e o problema voltem depois de um tempo”, enfatiza Martins.































































Acesse:
http://jornale.com.br/ruy/?p=84175