Hérnia de Disco

Dicas de tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e outras patologias de coluna.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Especialista explica tratamento não cirúrgico da Coluna Vertebral



O fisioterapeuta Giuliano Martins participou do talk-show diário na rádio Transamérica Light 95, apresentado por Maria Rafart. O fisioterapeuta Giuliano Martins participou do talk-show diário na rádio Transamérica Light 95, apresentado por Maria Rafart. Respondendo a dezenas de telefonemas do programa ao vivo, o também especialista em ergonomia responsável ITC Vertebral Curitiba, explicou como é novo conceito do tratamento não cirúrgico para doenças da coluna que ele trouxe à Capital paranaense. Segundo ele, trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral para tratar hérnia de disco, espondilolistese e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral e dores ciáticas decorrentes da má postura. A técnica é usada em toda a rede do ITC no Brasil sendo que a primeira unidade, em Curitiba, foi instalada na Avenida Silva Jardim, 3161,( 41 3045-7272) no bairro Água Verde.
Indagado pelos ouvintes do programa sobre a nova técnica, o fisioterapeuta explicou que o diferencial do tratamento está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”,explica. 
A apresentadora Maria Maria Rafart solicitou ao especialista que fornecesse algumas dicas de como cuidar da coluna no dia-a-dia. Giuliano Martins destacou alguns cuidados como: 1) Utilize cadeiras com regulagens de encosto e assento; 2) Sente apoiando toda coluna no encosto e os pés totalmente encostados no chão; 3) A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável; 4) Não realize a flexão de coluna, principalmente pra pegar pesos; 5) Flexione sempre os joelhos quando necessitar pegar algum objeto ao chão; 6)Quando for dirigir, ajuste o banco e os espelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados;7)Evite segurar o telefone entre o ombro e o pescoço e deixe-o em uma posição fácil de ser alcançado e 8) Não permaneça por muito tempo na mesma posição, faça pausas de 15 minutos a cada duas horas. 
Fonte: Realizanews/ Jo Andrade
www.realizanews.com.br/noticias/Especialista-explica-tratamento-nao-cirurgico-da-coluna

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ITC Vertebral Curitiba aprimora trabalho com lutadores de MMA

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba, dando continuidade ao seu programa de fisioterapia desportiva estará dando suporte a atletas no evento Evolution MMA, que acontecerá na localidade de Assis (São Paulo) e que contará com lutas de Martial Mixed Arts (MMA), Muay Thai e Boxe, entre outras atrações. Será no dia 11 de fevereiro. De acordo com Fábio Luiz da Silva,   um dos organizadores do evento que acontece no dia 11 de fevereiro, “será o primeiro da região a contar com um óctogono – o ringue de luta dos atletas.”
Segundo o fisioterapeuta  e especialista em ergonomia e tratamento da coluna vertebral Giuliano Martins, o ITC Vertebral Curitiba, que completa um ano na Capital paranaense, implantou um programa inédito de atendimento a atletas de MMA, tendo já atendido renomados lutadores como Mauricio Shogun  e Luciano Contini .
“A fisioterapia  dedica-se  ao tratamento do atleta lesado e  bem como a  medidas preventivas visando reduzir a ocorrência de lesões  frequentes neste tipo de esporte, no caso o MMA. Para tanto o ITC Curitiba, está  aprimorando uma equipe de fisioterapia desportiva que vem dando   suporte aos atletas do MMA que é o esporte que vem registrando crescimento significativo  no Brasil”   enfatiza Giuliano.
“Assim é registrado um aumento do número de praticantes que aliado  à profissionalização de muitos lutadores resulta em maior ocorrência de lesões. O fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões”, salienta o fisioterapeuta.
Leia mais, acesse:
http://www.icnews.com.br/2012.01.19/negocios/saudeebemestar/itc-vertebral-aprimora-trabalho-com-lutadores/

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012